Os estágios de maturidade em compras

Um processo de compras pouco maduro, tem como escopo revisar e negociar contratos, focado em atividades bem táticas e operacionais. Por outro lado, a medida que Ccompras se torna mais estratégico (negociando melhores preços, criando relacionamento com os negócios e com os fornecedores, realizando a gestão de riscos, utilizando ferramentas para reduzir o trabalho operacional e integrando sistemas) a empresa apresenta, como um todo, uma maior vantagem competitiva significativa sobre seus concorrentes.

Confira os 6 estágios de desenvolvimento da maturidade do processo de compras e tente reconhecer em qual estágio a sua empresa está e como podem dar um próximo passo!

01. Orientação transacional

Sem estratégia de aquisição, a principal tarefa do processo de compras é encontrar fornecedores apropriados e garantir que a fábrica não fique sem matéria-prima e sem equipamentos; não existe uma estratégia de compra explícita e as aquisições são realizadas predominantemente pela própria operação; pouco conhecimento do que é exatamente o gasto total de compra da empresa; a gestão é baseada em reclamações; equipe consiste geralmente de compradores operacionais, orientados a tarefas.

02. Orientação comercial.

Foco em menor preço unitário; esforçar-se pelo menor custo unitário requer alguma independência de funções como desenvolvimento de produto, engenharia e manufatura; compradores especializados são organizados em torno de diferentes grupos de produtos focados em negociar e contratar “bons negócios”; a cultura é a de negociar duramente com muitos fornecedores; a redução de custos é usada como indicador principal de desempenho para avaliar a eficácia geral das aquisições.

03. Compras coordenadas

Nesse estágio a área de compras já tem um departamento central com políticas e sistemas específicos; existe algum tipo de formulação de estratégia, destinada a captar os benefícios da coordenação interna e da sinergia (como centralizar as compras da empresa); além do preço e dos custos, a função de compras é vista como tendo uma influência importante no nível de qualidade dos produtos adquiridos; inicia-se a gestão de relacionamento de fornecedores; a cultura é caracterizada por uma grande atenção para a comunicação e a intenção de cooperar mais internamente entre as unidades de negócios; a equipe de compras possui formação e treinamento específicos, como habilidades analíticas, de gestão da qualidade total e comunicação.

04. Compras com integração interna

. Tem como objetivo de reduzir o custo total dos sistemas e não apenas o custo unitário dos componentes adquiridos; fornecedores chave e parceria a longo prazo é um dos pilares nessa fase; Compras está se tornando mais orientada para o processo, tentando organizar a função de compras em torno dos clientes internos/operação; a cultura é caracterizada pelo gerenciamento baseado em equipes, muitas vezes por meio de equipes multifuncionais; os sistemas de informação estão integrados com as outras áreas; a medição do desempenho de compras é feita na forma de pesquisas internas de satisfação do cliente e benchmark; as habilidades requeridas são de formação de equipes, comunicação e visão de longo prazo da empresa.

05. Compras com integração externa

Esta fase compras é caracterizada por análises de terceirização, desenvolvimento de produtos e planejamento da produção; a função de compras concentra-se nos efeitos da cadeia de Suprimentos e sobre os recursos da empresa; alguns processos são simplificados como maior utilização de contratos, leilão eletrônico, e-procurement, catálogos; a integração com outras áreas da empresa e com fornecedores é maior nesta fase para possibilitar o gerenciamento integrado da cadeia de Suprimentos; a cultura é caracterizada pela participação e tomada de decisões de estilo de consenso; as habilidades importantes são o conhecimento dos princípios do custo total de aquisição (Total Cost of Ownership), gestão estratégica da cadeia de suprimentos; habilidades gerenciais e de liderança em geral; os sistemas de informação estão integrados internamente e também aos dos fornecedores parceiros.

06. Compras orientada para a cadeia de valor

O reconhecimento mais importante para compras é que ela entregar valor ao cliente final; os fornecedores são constantemente desafiados a apoiar suas estratégias de produto/mercado e a participar ativamente no desenvolvimento de produtos e melhoria de processos; o objetivo nessa fase é projetar a cadeia de valor mais eficiente e eficaz possível para atender o cliente final.

Mônica Georgino, MSc
Experiência de 10 anos em compras
Vice-presidente da ABPC

Texto baseado nos artigos abaixo:
KPMG, The Power of Procurement, 2012.
VAN WEELE, Arjan J.; RIETVELD, Gerco. Professional development of purchasing in organisations: towards a purchasing development model. European Purchasing and Supply Strategies, WMRC, London, p. 170-175, 2000.

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